INDÚSTRIA QUÍMICA X MEIO AMBIENTE

Você está pensando: “Qual a relação da indústria química com o meio ambiente?” - Tudo a ver! 

São diversas as reações químicas naturais e aquelas criadas pelo homem que interferem na preservação ou na degradação do meio ambiente. Muitos, por falta de informação, pensam que a indústria química é uma vilã nesse processo ambiental, mas não é bem assim não! As interferências químicas são responsáveis por grandes avanços que auxiliam no equilíbrio e melhoria da vida do planeta

Na verdade, a química industrial surgiu juntamente com a necessidade de consumo do homem desde a descoberta do sabão, você se imagina sem ele? Da mesma forma para tornar a água que bebemos potável, ou até mesmo tratar o esgoto industrial.

Várias são as pesquisas realizadas pela indústria química para a transformação de recursos naturais em produtos de consumo, sem que a qualidade ou o meio ambiente sejam afetados durante o processo.

Para você entender melhor como essa relação pode ser saudável tanto para indústria quanto para o meio ambiente,  vamos contar a história da BBC Indústria Química, uma grande empresarealmente preocupada com o meio ambiente. 

A BBC é uma indústria genuinamente brasileira, localizada em Itupeva, São Paulo e há mais de 30 anos atua no setor de comercialização de aditivos para o processamento de termoplásticos e termofixos, produzindo cerca de 6.000 toneladas/mês de produtos para os setores de calçados, brinquedos, fios elétricos, etc. A BBC desde sua fundação tinha uma visão diferente, estabelecendo harmonia entre os aspectos econômicos, sociais e naturais do planeta.

Nossa relação nasceu, devido à uma necessidade latente da empresa, ela precisava crescer e quanto maior a produção, mais água contaminada iria precisar de tratamento

A Werjen como especialista em auxiliar empresas inteligentes a transformarem o mundo pelo tratamento de efluentes, aceitou o desafio e essa parceria rendeu uma ótima história!

Mas, vamos deixar que o Sr. Willian, Diretor de Operações e Engenharia da BBC, nos ajude a contar! Acompanhe abaixo a entrevista que fizemos com ele e entenda porque a indústria química e o meio ambiente podem sim caminhar em harmonia!

 

Albert Jentzsch: Qual o problema que levou a BBC a buscar uma solução para o seu tratamento de efluentes?

William Carmo: Nosso principal problema era a necessidade de ampliar o volume tratado pela nossa ETE (estação de tratamento de efluentes) e melhorar a qualidade do nosso tratamento de água para poder reutilizá-la. Antes da Werjen, a única solução possível que tínhamos era a de osmose reversa, porém o investimento nessa tecnologia seria inviável.

O Sr. William sempre foi preocupado com a questão ambiental e é por isso que a BBC tem em seu DNA o código genético das empresas protetoras do meio ambiente. Mas, faltava algo muito importante para que ele conseguisse resolver essa questão: um fornecedor com a tecnologia e os processos necessários para tornar o reuso da água uma realidade.

 

AJ: O que você pensou quando conheceu a Werjen?

WC: Tivemos uma ótima impressão da Werjen. Sempre muito profissional, cumpridora de prazos e com uma assistência técnica atuante, rápida e eficaz.

Grande parcela das indústrias buscam apenas cumprir com a legislação vigente, isso quando cumprem, infelizmente! Em algumas regiões a lei exige que seja removida somente uma porcentagem de poluentes da água e, em outras, a fiscalização é precária.

Por isso, encontrar parceiros dispostos a ir além, que possuam o mesmo desejo de estar acima da média e que realmente se preocupam com o futuro do nosso planeta nos enchem de ânimo e motivação, pois tudo isso requer tempo e investimento de ambas as partes. Clique aqui e conheça manifesto da Werjen.

 

AJ: Como foi nossa experiência juntos?

WC: A melhor possível! Ampliamos o volume tratado pela nossa ETE, o que acompanhou o aumento da produção, e pudemos iniciar o reuso da água, o que era uma meta importante para alcançarmos.

Desde o ano de 2015 a BBC possui equipamentos Werjen. Eles permitem que a empresa tenha um processo eficaz e profissional na sua estação de tratamento de efluentes. Um dos diferenciais é o acompanhamento de perto pela nossa equipe de assistência técnica. Embora para a Werjen isso seja apenas a continuidade de sua missão.

 

AJ: Como isso afetou ou mudou sua vida?

WC: Albert, eu tinha esse projeto, o de reuso de água, como um projeto importante na minha carreira. Graças à parceria com a Werjen, pude atingi-lo de maneira efetiva e profissional!

Colaborando na evolução das pessoas, conseguiremos mudar o mundo. Pessoa por pessoa, empresa por empresa. São indústrias como a BBC que nos mostram o caminho para essa evolução.

Assista abaixo o que mais a BBC tem a dizer sobre essa jornada que é um exemplo de iniciativa a ser seguida!

Na BBC, foram utilizados flotadores circulares AUGERE (https://material.werjen.com.br/Augere/de concha rotativa e gerador de micro bolhas WAd por vaso de saturação (https://material.werjen.com.br/microbolhaswad/). Instalados no tratamento primário e secundário substituindo o convencional decantador. Misturadores estáticos e hidráulicos compõem o processo para a correta mistura de químicos e formação de flocos. A correção de pH é automática, e para desidratar o lodo a centrífuga decanter foi utilizada. O mais interessante nesse projeto é que devida as características químicas do efluente, todos os componentes inclusive as válvulas e bombas são fabricadas em inox 304.

Faça você também a diferença, Werjen evolução de água e efluentes!

www.werjen.com.br