Início  /   Soluções

Soluções

O Tratamento de Efluentes Líquidos e sua Viabilidade Econômica

    Em diversos países e não diferente no Brasil, as indústrias não podem descartar seus efluentes líquidos no ambiente sem que haja um tratamento prévio, exceto nos casos em que as características desses efluentes estejam em conformidade com as exigências legais, o que raramente ocorre.
    Sendo assim, as indústrias precisam tratar os efluentes que geram.
Sabe-se que o foco principal de todo tratamento de qualquer efluente industrial é erradicar os impactos ao ambiente. Mas, muitos empresários estão descobrindo que, aplicar processos de pré-tratamento de efluentes em alguns setores das fábricas, gera um reaproveitamento da matéria-prima, antes tratada como descarte, podendo ser usada novamente no processo produtivo. Ainda há o benefício da chegada do efluente na estação de tratamento livre de elementos impróprios.
    Na grande maioria dos casos em que é feito um estudo da viabilidade econômica, o pay-back (Trata-se de uma estratégia, um indicador usado nas empresas para calcular o período de retorno de investimento em um projeto) do investimento é de curto prazo.