Início  /   Tratamento de Água

Tratamento de Água

    O Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água, captada em mananciais, represas e no subsolo, para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável.

O processo de tratamento de água  é basicamente constituído das seguintes etapas:

-> Captação: a água passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos grosseiros (animais mortos, folhas, etc.) no sistema. As partículas menores passam nessa etapa.

-> Coagulação: visa aglomerar essas partículas, aumentando o seu volume e peso, permitindo que a gravidade possa agir. Isso é feito, geralmente, através da adição de químicos.

-> Floculação: a água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas indesejadas, formando os flocos.

-> Decantação: a água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da água. O lodo do fundo é conduzido para tanques de lodo e a água já clarificada vai para o filtro de areia.

-> Filtração: A água passa por um filtro de cascalho/areia/antracito, onde vai se livrando dos flocos que não foram decantados na fase anterior e de alguns microrganismos.

-> Cloração: A água filtrada está limpa, mas ainda pode conter microrganismos causadores de doenças. Por isso, ela recebe um produto que contém cloro, que mata os microrganismos. Na água, o cloro age de duas formas principais: como desinfetante, destruindo ou inativando os micro-organismos patogênicos, algas e bactérias de vida livre e como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos presentes.

-> Fluoretação: Nas grandes cidades brasileiras a água tratada ainda recebe o flúor, que ajuda a prevenir a cárie dentária.

A Werjen Equipamentos fabrica ETA aberta ou fechada com operação manual ou automática projetada de acordo com o local de captação e garantia de potabilidade.